OUTDOOR
A criação de outdoors e painéis externos (como frontlights e backlights) difere da arte para anúncios em revistas e jornais não só pelo formato característico da peça, mas também pela forma de exposição ao público e o tempo de leitura. Por definição, outdoors são peças de propaganda expostas ao ar livre ao longo de ruas e rodovias. No Brasil o tamanho padrão para outdoors é de 9×3 metros e cada cidade tem sua legislação específica que define os padrões para a instalação das estruturas onde são coladas ou fixadas as artes.
COMO FUNCIONA O PROCESSO DE CRIAÇÃO DE OUTDOORS?
São características da criação de outdoors:
- Mensagens curtas e objetivas que possam ser lidas em 8 segundos (nada de explicações ou histórias);
- Artes de impacto com cores contrastantes e letras grandes;
- Apliques e montagens que combinem 2 ou mais quadros criando outdoors com artes especiais (que elevam custos e por isso devem ser usados quando realmente necessário);
- Artes vetoriais – pois podem ser impressas com excelente resolução. As imagens em bitmaps (jpegs, gifs e tiffs) precisam ter uma boa resolução para a impressão: mínimo de 300 dpis com 10% do tamanho da arte real;
- Criação da arte com base em grids de 32 folhas (para a impressão em papel) ou considerando a área total quando a impressão para o outdoor é feita em lona e “envelopa” o quadro do outdoor;
- O uso como “Teasers” – ou seja com uma chamada que cria uma expectativa para um lançamento do tipo “Vem aí” ou “Aguarde a maior promoção da história” sem que haja a apresentação formal do cliente ou produto em questão.
TIPOS DE IMPRESSÃO
Além do Desenvolvimento da arte trabalhamos com dois tipos de impressão:
- Lona 440g (Sem emenda)
- Com acabamento em Ilhós
- Sem acabamento
- Papel Couchê 90g